Usabilidade e simplicidade: o segredo do site

gestalt_james
Aprenda Gestalt com James Brown
9 de janeiro de 2020
criatividade
Criatividade
28 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Usabilidade e simplicidade: o segredo do site

usabilidade
 

Muitas tecnologias para Internet chegam todos os dias em nossos computadores. Cada uma oferecendo mais e mais recursos maravilhosos para encantar nossos clientes internautas. E com isso, milhares de webdesigners e outros “webs”, correm atrás do prejuízo e buscam incansavelmente aprendê-las no menor espaço de tempo possível. Afinal, ninguém gosta de ficar para trás. Mas, o ponto chave do sucesso, não é usar a última tecnologia da moda, e sim, oferecer o que o webcliente deseja. E esse constitui o maior erro dos profissionais do novo mercado digital, que enfocam o uso da tecnologia em detrimento às reais necessidades e desejos de seus clientes na Web.

Jakob Nielsen, um especialista no desenvolvimento de websites, dá algumas dicas para melhorar consideravelmente o sucesso de sua empresa na Internet através de websites “politicamente corretos”. E para isso, usa duas palavras-chaves do sucesso: usabilidade e simplicidade. Se você tiver em mente desde o início da construção do seu site essas palavras, o seu cliente agradecerá por isso e, com certeza, sua empresa toda também fará o mesmo quando vir o aumento de visitas e o conseqüente aumento no faturamento.

Em vez de usar a última tecnologia lançada, você deve se concentrar em um site que ofereça as informações necessárias e fáceis de serem achadas em função do seu design simples e com a usabilidade adequada. Mas, afinal de contas, o que é usabilidade? Isso significa que o seu site, acima de tudo, deve ser fácil de usar, de forma que o internauta possa encontrar o que deseja sem requerer esforço adicional. Por mais que o seu site seja o mais “brilhante e enfeitado” do planeta e se utilize da melhor tecnologia, se o internauta não sentir-se à vontade para navegar e encontrar o que deseja, todos os seus esforços anteriores terão sidos em vão.

Em pesquisa recente, o tempo que o internauta leva para decidir se fica no site e navega é de 15 segundos. Então, para quê perder tempo tentando mostrar dezenas de efeitos, se você pode se concentrar em mostrar o que realmente ele procura? A mesma pesquisa diz que nesses 15 segundos fatais que o internauta leva para decidir se fica ou não, ele procura as seguintes informações:

  • Portais e sites de serviços: para que serve o site, quem é o público-alvo e quem é o responsável pelo o site.
  • Lojas virtuais: O que vende, formas de pagamento e contato do lojista (incluindo redes sociais)
  • Sites institucionais: Quem (ou o que) é a empresa ou profissional, que produtos e/ou serviços oferece, dados de contato (incluindo redes sociais)

Logicamente, o internauta não faz isso de forma consciente, e sim, inconscientemente. De qualquer forma, é assim que ele age. E você? Como quer agir agora depois dessas informações reveladoras? Isso subentende que essas primeiras informações devem estar visíveis, e tão rápido quanto possível serem encontradas facilmente. Não esqueça que o relógio do seu cliente é tão rápido quanto o seu. O tempo não pára, então porque o internauta desperdiçaria um bom tempo para descobrir como usar o seu site. Se bem, que há exceções, por exemplo: se for a sua namorada, irmão, mãe e amigos que estejam utilizando o seu site. Mas, se você não foi agraciado com essa dádiva de ter a sua família e amigos navegando no seu site “lindo e mágico”, é bom começar a pensar em fazer um site que contemple usabilidade e simplicidade.

_________________________________

Por: Prof. Herberth Cutrim

 
usabilidade2
Cliente comprando em uma loja virtual criada por nossa equipe.