Dicas para fotógrafos iniciantes

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Dicas para fotógrafos iniciantes

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por Max Cardoso

Quando um fotógrafo amador ou um entusiasta da fotografia resolve iniciar no mercado como fotógrafo profissional, o que parecia ser tão simples como fazer alguns cursos ou comprar equipamentos profissionais, torna-se um grande desafio. Essa é a hora em que ele começa a perceber que atuar como autônomo ou profissional liberal em uma nova atividade não é tão simples.

O mercado da fotografia é muito competitivo! Se o iniciante não estiver preparado ou não for criativo e ficar esperando ofertas de trabalho cair do céu, dificilmente irá conquistar um número satisfatório de clientes e marcar seu lugar na profissão.

Neste artigo, vamos olhar para algumas das maneiras inovadoras para virar seu negócio na fotografia.

1. Dando seguimento ao seus clientes:

Muitos fotógrafos simplesmente fazem as fotos de seus clientes e esquecem-se deles. Com este comportamento, o fotógrafo iniciante nunca vai fazer uma história de sucesso no mercado de fotografia. Você precisa usar recursos para manter-se constante mente conectado com os seus clientes, como nas redes sociais, por exemplo, para que possam “lembrar” de você quando precisar de um fotógrafo. Fique conectado, mas sem ser chato!


2. Busque eventos para captar novos clientes:

Você pode usar, por exemplo, um clube de futebol ou outro esporte local, como uma forma de ganhar dinheiro. Você só precisa de uma autorização das autoridades do clube para poder tirar fotos das crianças praticando os esportes do clube. Em seguida, você precisa enviar essas fotos para os responsáveis das crianças para obter encomendas futuras.


3. Entre em contato com revistas e jornais locais:

Você pode começar a construir os seus contatos profissionais com as revistas locais, que estão sempre precisando de fotografias. Você pode vender suas fotos por um preço razoável e ganhar dinheiro extra.


4. Não basta esperar:

Se você investiu em um estúdio, certamente há momentos em que o local não está sendo usado para uma sessão, e você não pode ficar sentado ocioso. Você precisa usar esta oportunidade para ganhar dinheiro, entrando em contato com seus clientes para sessões de fotos e durante esse tempo oferecer-lhes um desconto substancial para atraí-los. Crie produtos que podem ser produzidos em uma sessão rápida de uma ou duas horas no máximo e faça um catálogo para oferecer a seus clientes e parceiros.


5. Acumulando fotografias:

Você não pode deixar o seu equipamento depreciar pela ausência de clientes. Comece a fotografar modelos em seu estúdio fazendo de 5 a 10 fotos para que elas possam postar em redes sociais. Envie essas fotos para sites que divulgam modelos e ao promovê-las estará promovendo a si mesmo como fotógrafo, e não esqueça de tratar os direitos autorais.


6. Encontre um segundo fotógrafo:

Muitas vezes os fotógrafos necessitam de uma mão amiga durante cerimônias de casamento, etc. Você pode encontrar um segundo fotógrafo em um grupo de novos profissionais, à procura de trabalho. Isso pode realmente ajudá-lo durante a cobertura de eventos tornando seu trabalho mais eficiente.


7. Prepare-se para as férias com antecedência:

Você precisa preparar-se para o período de férias, quando os clientes não costumam direcionar investimentos para fazer fotos. A dica aqui é buscar eventos especiais para determinadas famílias, que apesar da época de férias, não serão adiadas devido a sua importância. Batizado, aniversários ou casamentos por exemplo.


8. Sessões de fotos rápidas e objetivas:

Seus clientes podem não querer gastar tempo e dinheiro em longas sessões de fotos em todas as ocasiões especiais. Você pode atraí-los, oferecendo-lhes algumas sessões curtas e de baixo custo. Faça um plano para evitar improvisos durante a sessão.


9. Projetar brindes para ocasiões especiais:

Selecione seus melhores clientes e os presenteie com um cartão de Natal produzido por você utilizando alguma foto que você tirou de alguma sessão fotográfica do cliente.


10. Usar as redes sociais:

As redes sociais são uma excelente ferramenta para conquistar novos clientes, desde que saiba usar com moderação e bom senso. O abuso nestes dispositivos poderá levar ao seu bloqueio, ou pior, ganhar um rótulo de “chato”. Neste artigo não vamos entrar nos detalhes desta prática, mas posso adiantar que é indispensável ter um perfil no Facebook cuidadosamente mantido. Isso quer dizer que você deverá evitar a postagem do conteúdo que possa criar polêmica e sempre dar ênfase à atividade profissional e sua paixão pela fotografia. Ter uma FanPage no Facebook também é fundamental, onde você poderá postar um resumo do seu portfólio de modo organizado e limpo e fazer referência ao seu site pessoal. Ao concluir um trabalho, solicite a autorização do seu cliente para postar uma ou duas fotos (no máximo) e mencione o nome do cliente. Esta é uma forma dos contatos dos seus clientes conhecerem a página.


Bons cliques e muito sucesso !
 
rafaela2
Foto para o site
PASSARELA VIRTUAL