como-escolher-cor-marca
Como escolher as cores da sua marca
12 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Definição de Design

definicao_design
 

Desenho ou Design?

De modo geral, o termo Desenho Industrial é usado, principalmente pelo leigo, para descrever apenas a forma de um produto. Mas não é só isso.
Gui Bonsiepe define Design (Desenho Industrial) como "uma atividade projetual, responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético-formais de um produto, ou sistemas de produtos, para fabricação em série. É parte integrante de uma atividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. Sua maior atribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto, compatibilizando exigências técnico-funcionais com restrições de ordem técnico-econômica.

No Brasil o termo Design é traduzido como Desenho Industrial. Muitos afirmam que esta tradução guarda uma limitação conceitual importante: que design não é desenho; que design transcende essa definição; que desenho é apenas uma das fases da produção do Designer.

Pura balela! Isso é uma afirmação vinda de profissionais com mentalidade provinciana, principalmente das décadas de 50 e 60 quando o Design começou a crescer no Brasil. Se hoje ainda adoramos termos americanizados, imagine naquela época. Seria bem mais lógico olhar o dicionário. O Dicionário Aurélio define desenhar como:
Do it. disegnare
1. Traçar o desenho. Dar relevo a; delinear;
2. Conceber, projetar, imaginar, idear.
...

Ou seja, desenhar também é projetar, e não apenas debuxar.
Mas tudo bem. Já que até o dicionário Aurélio incorporou o termo em inglês, que assim seja.



O Desenhador (ou Designer)

O Desenhador não é artista, mas utiliza elementos de arte no desenvolvimento do projeto. O artista, por definição, expressa uma ideia ou sentimento em um determinado meio, não tendo preocupação com aqueles que entrarão em contato com a peça, enquanto o Desenhador tem como objetivo o mercado consumidor. O seu produto deve alcançar um padrão de venda satisfatório, considerando-se técnica, qualidade, estética, público alvo, ou possibilitar a divulgação e melhora de um já existente. Restrições técnicas-projetivas são uma constante no trabalho desse profissional. O seu mérito é superá-las e transformar o produto em um sucesso comercial. Ele tem que ser capaz de transitar por vários estilos, deve ser capaz de adaptar o seu trabalho à vontade do cliente e encontrar a melhor solução para o caso.
 
desenho-industrial1-pq
Desenhando (projetando)
um produto

1 Comentário

  1. Gostei da abordagem. É difícil vermos pessoas pensando dessa forma. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *